PUBLICIDADE

Mundo

França vai propor Capítulo 7 da ONU para Síria

13 jun 2012 - 12h45
Compartilhar

PARIS, 13 Jun (Reuters) - A França vai propor que o plano de paz do enviado da ONU Kofi Annan para a Síria seja tornado obrigatório através da aplicação do "Capítulo 7" da Organização das Nações Unidas, disse nesta quarta-feira o chanceler francês, Laurent Fabius, que descreveu o conflito no país como uma "guerra civil".

Fabius disse que espera ter o apoio da Rússia para aprovar o uso do Capítulo 7, uma medida que pode autorizar o uso da força, e disse que uma zona de exclusão aéreas é outra opção considerada para a Síria.

"Nós propomos tornar compulsória a implementação do plano de Annan", disse ele numa entrevista coletiva. "Precisamos passar para a próxima velocidade no Conselho de Segurança e colocar o plano de paz de Annan sob o Capítulo 7 - ou seja, torná-lo compulsório sob a aplicação de sanções muito pesadas."

A França pode propor um endurecimento das sanções à Síria na próxima reunião de chanceleres da União Europeia, disse ele.

O chanceler francês acrescentou que a comunidade internacional pode preparar uma lista de oficiais militares do segundo escalão que serão perseguidos pela Justiça internacional, assim como o presidente Bashar al Assad e seus aliados mais próximos.

"O tempo para se tomar uma decisão chegou. Eles devem abandonar o navio", disse Fabius.

(Reportagem de John Irish)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade