PUBLICIDADE

Europa

França quer que Exército de Mali controle o país este ano

23 jan 2013 - 16h49
(atualizado às 17h15)
Compartilhar
Exibir comentários

A França espera que o Exército de Mali possa controlar a situação no país neste ano, para suas tropas poderem retornar o mais rápido possível, sendo substituídas por forças africanas, afirmou nesta quarta-feira o representante militar francês na União Europeia, Gilles Rouby.

Homens em uma motocicleta passam por um soldado do Exército do Mali protegendo uma ponte sobre o rio Niger
Homens em uma motocicleta passam por um soldado do Exército do Mali protegendo uma ponte sobre o rio Niger
Foto: AFP

Mali: golpe, terrorismo e intervenção

Entenda os interesses da França no Mali

Fotos: veja a intervenção francesa no Mali

Em discurso diante do Parlamento Europeu, o tenente-general francês destacou que seu país ficará o tempo necessário no Mali, sem dizer qual será a data exata do fim da operação. "Quando dizia que temos intenção de sairmos no tempo que for necessário, queria dizer que, enquanto a força africana não estiver em posição de controlar o território", explicou Rouby.

Segundo o representante francês, o governo francês estima que o exército de Mali "sem dúvida estará em posição de controlar seu território no fim de 2013". Rouby acredita, que antes disso, a missão africana sob tutela da ONU poderá garantir a segurança na região. O tenente-general explicou que soldados franceses e malineses detiveram a ofensiva dos grupos terroristas do norte do país, mas que estes estão se reagrupando. Segundo Rouby, estas seriam forças "muito treinadas", contando com cerca de 3 mil soldados..

O representante francês lembrou que o objetivo da intervenção da França é paralisar a ofensiva terrorista e dar tempo para o desdobramento das tropas africanas e da missão de formação que enviará a União Europeia.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade