PUBLICIDADE

Mundo

França quer esclarecimentos sobre a missão da Liga Árabe na Síria

As condições da missão dos observadores árabes na Síria devem ser "esclarecidas", afirmou o ministro francês das Relações Exteriores, Alain Juppé, que lamentou que a Rússia continue bloqueando uma condenação ao regime sírio na ONU.

3 jan 2012 - 06h10
Compartilhar

PARÍS, 3 Jan 2012 (AFP) -As condições da missão dos observadores árabes na Síria devem ser "esclarecidas", afirmou o ministro francês das Relações Exteriores, Alain Juppé, que lamentou que a Rússia continue bloqueando uma condenação ao regime sírio na ONU.

"As condições nas quais acontece atualmente esta missão de observadores merecem ser esclarecidas", declarou o chanceler ao canal I-Télé, antes de afirmar que tem dúvidas a respeito.

"Eles podem ter realmente acesso às informações com toda liberdade? Nós esperamos o relatório que divulgarão nos próximos dias", afirmou o ministro.

Os pedidos para a saída dos observadores árabes aumentaram desde o início da missão em Damasco, em 26 de dezembro, pois a repressão violenta do regime de Bashar al-Assad continua e, desde março, já provocou mais de 5.000 mortes, segundo a ONU.

Para Juppé, o Conselho de Segurança não pode permanecer em silêncio sobre a Síria.

"Apesar da repressão totalmente selvagem, este regime não tem verdadeiramente um futuro. Portanto, corresponde à comunidade internacional pronunciar-se", insistiu.

prh/fp

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade