PUBLICIDADE

Mundo

Fortes chuvas matam 2 e deixam 3 desaparecidos na República Checa

Autoridades declararam estado de emergência em 40 localidades checas

2 jun 2013 - 16h49
(atualizado às 17h12)
Compartilhar
Exibir comentários

Pelo menos duas pessoas morreram e outras três estão desaparecidas na República Checa devido às fortes chuvas que causaram inundações e deslizamentos de terra em várias regiões do país. Segundo o portal de notícias Ceske Noviny, as autoridades declararam estado de emergência em 40 localidades checas.

Em Praga, uma casa desabou depois que a água atingiu seus alicerces e uma mulher e um homem morreram no incidente, enquanto três canoístas estão desaparecidos depois de enchentes em dois rios da região de Boêmia.

O primeiro-ministro tcheco, Petr Necas, anunciou em entrevista à televisão pública CT que a partir das 21h (16h de Brasília) entra em vigor o estado de emergência em todo o país, com exceção de uma região de Boêmia oriental.

"Enfrentamos uma noite muito crítica e depois uma manhã critica", disse o chefe de governo tcheco, que explicou que o estado de emergência deverá ajudar a que os trabalhos de resgate sejam mais efetivos. Além disso, o governo decidiu enviar soldados às localidades mais afetadas pelas enchentes.

Em algumas localidades, as autoridades tiveram que recorrer a helicópteros para resgatar os moradores de suas casas. Além disso, em várias áreas do país centro-europeu, as vias do trem e as estradas foram cortadas.

O centro histórico de Praga, um dos principais centros turísticos da Europa, também está ameaçado e oito estações de metrô tiveram que ser fechadas após o aumento do nível das águas do rio Moldávia.

Desde a noite de sábado, as autoridades de Praga, com a ajuda de soldados do Exército tcheco, levantam barreiras contra as águas. A República Checa viveu em 2002 as piores enchentes de sua história, nas quais morreram 17 pessoas.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade