PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Mundo

Fiji e Tonga entram em alerta por ciclone Ula

1 jan 2016 - 06h09
Compartilhar
Exibir comentários

O ciclone Ula, que ganhou força e chegou à categoria 3, pôs em alerta Fiji e Tonga, duas nações do Pacífico Sul, que devem ser atingidas pela tempestade neste fim de semana, informaram nesta sexta-feira fontes da região.

O diretor do serviço meteorológico de Fiji, Ravind Kumar, informou que a categoria do Ula foi elevada para o nível três, de um máximo de cinco, quando seus ventos constantes alcançaram cerca de 120 km/h perto de seu centro, segundo o site do jornal "Fiji Times".

O ministro de Gestão Nacional de Desastres de Fiji, Maciu Bolaitamana, informou que as autoridades estão monitorando a situação para "tomar as medidas necessárias" em relação ao ciclone. Segundo as estimativas de Bolaitamana, o sistema de baixa pressão estará situado a aproximadamente 105 quilômetros a nordeste de Vava'u, em Tonga, e a 401 quilômetros a leste de Lakeba, em Fiji, no sábado.

Se prosseguir em sua trajetória atual, o Ula levará seus fortes ventos ao grupo das ilhas Lau, a leste de Fiji, no domingo, segundo a emissora de TV fijiana "FBC".

Fiji, uma república de 881 mil habitantes, e Tonga, um reino de com 105 mil pessoas, fazem parte da Polinésia.

A temporada habitual de ciclones nessa parte do Pacífico ocorre entre novembro e abril.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade