PUBLICIDADE

Mundo

Farc elogiam experiência de ex-generais negociadores nos diálogos de paz

29 nov 2012 - 22h47
Compartilhar

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) expressaram nesta quinta-feira seu respeito pela equipe negociadora do Governo colombiano nos diálogos de paz, inclusive os dois generais reformados da Polícia e do Exército.

"Se foram bons para a guerra, de repente sabem como encontrar o caminho da paz", disse hoje o guerrilheiro Roberto Granda, conhecido como "Ricardo Téllez", durante uma entrevista coletiva que ofereceram em Havana os delegados das Farc no processo de diálogo que tenta pôr fim ao conflito colombiano.

Téllez se pronunciou assim sobre Jorge Enrique Mora, general reformado do Exército colombiano, e Óscar Adolfo Naranjo, ex-diretor da Polícia Nacional, dois dos negociadores designados pelo presidente Juan Manuel Santos.

O guerrilheiro inclusive comentou que, após 11 dias de diálogo em Havana, inclusive existe "uma relação cordial" com estes generais superada a distância que caracterizou, segundo disse, o início da mesa negociadora.

"Não fazemos da participação destes dois gerais um problema, pelo contrário, de repente eles podem contribuir com sua experiência a encontrar algum caminho diferente, algum atalho, mas que seja seguro, para alcançar a paz", destacou.

Concluído o primeiro ciclo dos diálogos de Havana, que serão retomados no próximo dia 5 de dezembro, os negociadores das Farc fizeram o balanço de 11 dias de conversas que se saldaram com acordos sobre os mecanismos de participação cidadã no processo.

"Chegamos aqui com muito otimismo, com muita esperança no que passo a passo estamos construindo na mesa de conversas", declarou "Ivan Márquez", conhecido como de Luciano Marín Arango, número dois das Farc. EFE

sam/rsd

(foto)

EFE   
Compartilhar
Publicidade