PUBLICIDADE

Mundo

FAO convoca países a combater desperdício de alimentos

13 jun 2012 - 14h42
(atualizado às 15h02)
Compartilhar

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) convocou nesta quarta-feira a comunidade internacional a realizar um esforço para "reduzir as perdas e o desperdício de alimentos".

A entidade apoia a iniciativa "Save Food", lançada em 2011, que tem por objetivo reduzir as perdas de alimentos e impulsionar a sustentabilidade, indicou em um comunicado divulgado poucos dias antes da abertura no Brasil da Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável da ONU (Rio+20), onde o tema será debatido.

Segundo cálculos do movimento "Save Food", cerca de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos se perdem ou são desperdiçados a cada ano, o que corresponde a um bilhão de dólares.

A agência das Nações Unidas, baseada em Roma, junto com a Messe Düsseldorf GmbH, que organiza feiras comerciais, e a Interpack, uma feira de embalagens, convidaram o setor privado, assim como organizações sem fins lucrativos, a participar da rede de fornecimento de alimentos e se unir a este esforço graças a sua experiência.

"As novas tecnologias, melhores práticas, a coordenação e os investimentos em infraestrutura - desde a produção de alimentos até o consumo - são fundamentais para a redução das perdas e do desperdício de alimentos", sustenta a FAO.

"Um terço dos alimentos produzidos no mundo para o consumo humano é desperdiçado ou perdido, assim como os recursos naturais utilizados para sua produção", reconhece a entidade especializada.

As perdas mundiais de alimentos e resíduos nos países industrializados chegam a aproximadamente 680 bilhões de dólares, e a 310 bilhões nos países em desenvolvimento, segundo os números da FAO.

"Se apenas um quarto dos alimentos que atualmente são perdidos ou desperdiçados em todo o mundo for recuperado, seria suficiente para alimentar as 900 milhões de pessoas que têm fome no mundo", afirmou Robert van Otterdijk, chefe da Equipe da Save Food.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade