PUBLICIDADE

Mundo

FAO: conhecimento tradicional indígena pode contribuir para diminuir fome

9 ago 2013 - 19h28
(atualizado às 19h55)
Compartilhar
Exibir comentários

As comunidades indígenas, que têm maior grau de insegurança alimentícia que o resto dos habitantes da América Latina, possuem conhecimentos que podem ser chave para erradicar a fome, disseram nesta sexta-feira as Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) durante o Dia Internacional dos Povos Indígenas.

Segundo a FAO, é preciso reconhecer nos povos indígenas a capacidade de erradicar a fome, a insegurança alimentícia e a desnutrição, "embora sozinhos não possam fazê-lo". "É de enorme importância trabalhar lado a lado com eles para conseguir a erradicação da fome, utilizando sua sabedoria ancestral e práticas milenares como ferramentas para garantir a segurança alimentar", destacou o representante regional da FAO, Raúl Benítez.

Nesta linha, a ministra de Desenvolvimento Rural e Terras da Bolívia, Nemesia Achacollo, destacou que "só o povo camponês indígena não vai poder se defender ". "Temos que fazer alianças, elas vão nos permitir a consolidação da luta conjunta. Cada irmão indígena, cada camponês, cada companheira mulher luta pelo bem-estar de seus povos", enfatizou Achacollo, durante o evento da FAO.

Segundo o organismo, os índices de pobreza e insegurança alimentar entre os povos indígenas são três vezes mais altos que entre o resto da população da região, e em alguns casos até oito vezes maior. Em alguns países até 90% da população indígena é pobre e 70% vive em extrema pobreza. Além disso, a desnutrição infantil das crianças dos povos indígenas é o dobro da média da população não indígena da região, existindo casos extremos em que 95% das crianças indígenas menores de 14 anos padecem de desnutrição em algum grau.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade