PUBLICIDADE

Mundo

Facebook quer entrar na Bolsa com valor superior a US$ 70 bi

Compartilhar

NOVA YORK, 3 Mai 2012 (AFP) -O Facebook estabeleceu nesta quinta-feira o preço dos papéis de sua esperada oferta pública inicial de ações, o que deve colocar a rede social com um valor de mercado entre 70 bilhões e 87,5 bilhões de dólares.

As ações devem ser lançadas a um preço entre 28 e 35 dólares, levando o valor de mercado da companhia abaixo dos 100 bilhões de dólares inicialmente previstos para a maior rede social online do mundo.

Na metade da banda de preço, a venda de 337 milhões de ações geraria 10,6 bilhões de dólares, tornando a oferta do Facebook o maior IPO de uma empresa de tecnologia e um dos maiores do mercado americano.

A captação líquida para o Facebook a este preço seria de 5,6 bilhões de dólares, descontando taxas e comissões e o dinheiro das 157 milhões de ações vendidas pelos acionistas atuais, de acordo com documento da Securities and Exchange Commission, a autoridade dos mercados de capitais americanos.

As negociações devem começar em 18 de maio, de acordo com informações da imprensa.

Na corretora SharesPost, as ações do Facebook foram avaliadas em mais de 44 dólares, informou a imprensa local.

Apesar de o preço proposto colocar o valor de mercado do Facebook abaixo de algumas estimativas, a rede social ainda seria a empresa de Web mais valiosa em um IPO, ultrapassando a avaliação do Google de 23 bilhões de dólares em 2004.

Também colocaria o Facebook logo atrás da capitalização de mercado da Amazon.com e à frente da Hewlett-Packard Co.

O preço poderá mudar antes da oferta, de acordo com a demanda vinda dos bancos de investimento.

Lou Kerner, analista independente especializado em redes sociais, afirmou esperar que o valor da ação suba de 38 para 40 dólares, uma vez que o IPO ganhe ímpeto.

"Eles vão colocar algo abaixo disso para a oferta inicial, para que (os preços) possam subir depois", disse à AFP.

O fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, deterá 57,3% do poder de voto das ações. De acordo com o Wall Street Journal, essa fatia representará 18,7 bilhões de dólares.

Zuckerberg, que de acordo com o documento recebe 500 mil dólares anualmente, verá seu salário reduzir-se para 1 dólar em 2013. A previsão é que o criador de 27 anos do Facebook venda parte de suas ações, principalmente para pagar impostos.

O Facebook é a rede social líder em todo o mundo, exceto em seis países, entre eles China e Rússia.

Dependendo do valor final, o IPO do Facebook será um dos maiores de uma empresa americana em Wall Street, atrás do IPO de 2008 da Visa (17,8 bilhões de dólares) e General Motors em 2010 (15,7 bilhões de dólares), de acordo com a Renaissance Capital.

chr-rl/lb/lr

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade