PUBLICIDADE

Europa

Exército britânico enviará mulheres a linha de frente

20 dez 2015 - 10h13
(atualizado às 12h17)
Compartilhar
Exibir comentários

O exército britânico permitirá o envio de mulheres para combater na linha de frente a partir do ano que vem, anunciou neste domingo o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron.

"O ministro de Defesa (Michael Fallon) e eu estamos de acordo de que todos os postos das Forças Armadas devem estar abertos às mulheres em 2016", disse o chefe do governo britânico em uma entrevista ao "Sunday Telegraph".

Primeiro-ministro David Cameron fez o anúncio neste domingo
Primeiro-ministro David Cameron fez o anúncio neste domingo
Foto: Matt Cardy / Getty Images

"Já levantamos diversas barreiras no exército, como a inclusão de mulheres em tripulações de submarinos e a chegada de mulheres às mais altas patentes. Devemos terminar esse trabalho permitindo que que as mulheres adotem posições de combate", acrescentou Cameron.

As Forças Armadas britânicas iniciaram em 2014 uma revisão das características físicas exigidas para os soldados para serem enviados à primeira linha. As conclusões desse relatório serão divulgadas em meados de 2016.

O anúncio do Reino Unido se segue à decisão adotada este mês pelos Estados Unidos, que permitirá que as mulheres participem de todas as unidades de combate de seu exército.

O Executivo britânico prevê que poderia começar a incorporar mulheres nos programas de treinamento para posições no front em outubro do ano que vem.

Cerca de 20% dos cargos nas Forças Armadas do Reino Unido são vetados para as mulheres, que representam 10% do efetivo militar britânico.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade