PUBLICIDADE

Mundo

Ex-presidente de Portugal e oftalmologista namíbia recebem prêmio da ONU

22 jun 2015 - 15h23
Compartilhar
Exibir comentários

O ex-presidente do Portugal, Jorge Sampaio, e a oftalmologista namíbia Helena Ndume receberam nesta segunda-feira o prêmio da ONU "Nelson Rolihlahla Mandela", criado ano passado.

O anúncio deste prêmio, concedido pela primeira vez este ano, foi feito em comunicado de imprensa pelo presidente da Assembleia Geral da ONU, o ugandense Sam Kutesa.

O prêmio procura reconhecer quem dedica suas vidas à serviço da humanidade, reafirma os princípios da ONU e, ao mesmo tempo, lembra a "extraordinária vida e o legado" do Nobel da paz, Nelson Mandela.

Os prêmios serão entregues em cerimônia no próximo 24 de julho na sede das Nações Unidas.

Sampaio, descrito pela ONU como um "líder na luta pela restauração da democracia em Portugal", foi presidente português de 1996 a 2006 e, anteriormente, ocupou, entre outros cargos, o de prefeito de Lisboa.

Já Ndume é uma oftalmologista que se dedica ao tratamento da cegueira e de outros problemas de vista na Namíbia e em países em desenvolvimento.

O comitê que selecionou os agraciados é composto por representantes da Arábia Saudita, da Argélia, de Latvia, do México e da Suécia.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade