PUBLICIDADE

Mundo

Ex-premiê líbio diz que Kadhafi financiou a campanha de Sarkozy em 2007

Compartilhar

Túnis, 3 Mai 2012 (AFP) -O ex-primeiro-ministro líbio Al-Baghdadi al-Mahmudi, preso na Tunísia, afirmou que o regime de Muamar Kadhafi financiou a campanha de 2007 do candidato Nicolas Sarkozy, afirmaram seus advogados nesta quinta-feira em Túnis.

"Muamar Kadhafi, seu regime e os dirigentes que trabalhavam com ele financiaram a campanha eleitoral de Sarkozy em 2007", declarou Me Beshir Essid, mencionando uma quantia de 50 milhões de euros.

Segundo este advogado, o ex-primeiro-ministro líbio afirmou que "o acordo foi fechado por Musa Kusa (ex-chefe dos serviços de informação exteriores) por instrução de Kadhafi e assegurou que existem documentos que provam a transação".

Outro advogado de Al Baghdadi al Mahmudi - que tem a extradição pedida por Trípoli - confirmou esta versão, indicando que, segundo seu cliente, o presidente francês está por rás de sua prisão em Túnis.

"Minha prisão em Túnis foi instigada pelo presidente francês para que não sejam revelados os detalhes sobre o financiamento de sua campanha em 2007", afirmou à AFP o advogado Mabruk Kurchid, citando as palavras de seu cliente hospitalizado.

mh-kl/Bsh/cpy/cn

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade