PUBLICIDADE

Mundo

Ex-premiê Ibrahim Keita lidera apuração de eleição presidencial no Mali

30 jul 2013 - 17h34
(atualizado às 17h45)
Compartilhar

O ex-primeiro-ministro Ibrahim Boubacar Keita tem ampla vantagem e pode vencer já no primeiro turno a eleição presidencial no Mali, disseram autoridades nesta terça-feira.

Os resultados parciais devem inflamar as tensões entre os partidários de Keita e seus rivais, que prometem contestar os resultados se não houver segundo turno.

O eleitorado compareceu em grande número no domingo, ansiosos por um recomeço depois que o golpe militar de 2012 permitiu que militantes ligados à Al Qaeda capturaram grande parte do norte do país, até serem dispersados por uma intervenção militar francesa.

O ministro do Interior, coronel Moussa Sinko Coulibaly, disse a jornalistas que Keita "tem uma ampla margem em comparação aos outros candidatos", a qual "se mantida não haverá necessidade de um segundo turno".

Ele disse que os resultados refletem a apuração de um terço das sessões. O ministro rejeitou repetidamente pedidos dos jornalistas para divulgar números precisos, mas disse que os resultados parciais foram aferidos pela comissão eleitoral.

Um porta-voz do ex-ministro de Finanças Soumaila Cisse, que Coulibaly disse estar em segundo lugar na eleição, qualificou de "escandalosa" a falta de informações completas.

(Reportagem de David Lewis e Adama Diarra)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade