PUBLICIDADE

Mundo

Ex-premiê e ex-ministro disputam 2o turno da eleição presidencial no Mali

2 ago 2013 - 18h25
(atualizado às 19h25)
Compartilhar

O ex-premiê Ibrahim Boubacar Keita e o ex-ministro de Finanças Soumaila Cissé vão se enfrentar no segundo turno da eleição presidencial do Mali, em 11 de agosto, anunciou o governo nesta sexta-feira.

De acordo com os resultados provisórios, Keita teve 39 por cento dos votos no primeiro turno, em 28 de julho, e Cissé ficou com 19, mas agora poderá ter o apoio dos candidatos que ficaram em terceiro e quarto lugares.

Essa foi a primeira eleição no país africano desde o golpe militar de 2012, que criou condições para que o norte do país fosse dominado por separatistas e rebeldes islâmicos. Forças francesas intervieram em janeiro para derrotar os militantes islâmicos, cujas ameaças de perturbarem a eleição não se concretizaram.

O comparecimento às urnas, de 51,5 por cento, foi o maior na história do Mali, num sinal do desejo popular de superar a violência e o tumulto que marcaram os últimos 18 meses.

"A crise está chegando ao fim ... Não haverá problema para o segundo turno", disse o primeiro-ministro interino Django Sissoko durante visita à Costa do Marfim, após o anúncio do resultado preliminar.

(Reportagem de David Lewis e Tiemoko Diallo)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade