PUBLICIDADE

Mundo

Ex-papa Bento aparece em cerimônia de novos cardeais

22 fev 2014 - 09h39
Compartilhar

O ex-papa Bento apareceu de surpresa na Basílica de São Pedro neste sábado para a cerimônia na qual seu sucessor, o papa Francisco, promoveu 19 bispos a cardeais.

Bento, de 86 anos e que renunciou um ano atrás, sentou em silêncio usando um longo casaco branco na primeira fila junto com outros cardeais. Essa foi a primeira vez que ele compareceu a uma cerimônia papal desde sua saída, embora ele e Francisco já tenham se encontrado diversas vezes.

Quando chegou à frente da basílica para iniciar a cerimônia, o Papa Francisco foi cumprimentar Bento 16, que tirou o solidéu branco em sinal de respeito e obediência ao papa Francisco.

Embora tenha sido pedido ao público dentro da Basílica que não aplaudisse durante a cerimônia, eles bateram palmas quando Bento entrou e novamente quando seu nome foi mencionado por um dos novos cardeais.

Bento se tornou o primeiro papa a renunciar em 600 anos em 28 de fevereiro de 2013. Duas semanas após, Francisco foi eleito o primeiro papa não europeu em 1.300 anos.

Entre os cardeais que foram noemados neste sábado, está o arcebispo do Rio de Janeiro, Orani Tempesta, de 63 anos.

(Por Philip Pullella)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade