PUBLICIDADE

Mundo

Ex-chanceler do México é escolhida como nova chefe de agência da ONU para o clima

3 mai 2016 - 14h11
Compartilhar
Exibir comentários

A ex-ministra mexicana das Relações Exteriores Patricia Espinosa foi escolhida como a nova chefe da agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para o clima e terá a missão de ajudar a implantar o Acordo de Paris, que buscará levar a economia mundial a romper com os combustíveis fósseis, anunciaram autoridades nesta terça-feira.

Christiana Figueres, costarriquenha que em julho deixa o cargo que ocupou durante seis anos à frente do Secretariado de Mudança Climática da ONU, escreveu no Twitter que o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, indicou Patricia como sua sucessora.

Sediado na cidade alemã de Bonn, o secretariado afirmou que a indicação precisa ser aprovada por um escritório de 11 membros da ONU que representam grupos de governos de todo o mundo e que atualmente é encabeçado pela ministra francesa do Meio Ambiente, Ségolène Royal.

O escritório não tem histórico de contrariar indicações do secretário-geral, dizem diplomatas, embora algumas pessoas tivessem a expectativa de que a função seria delegada a alguém de fora da América Latina, uma vez que Christiana também é da região

Patricia Espinosa, que tem 57 anos e que trabalha como embaixadora mexicana na Alemanha, foi muito elogiada quando presidiu as negociações climáticas anuais da ONU em Cancún, no México, em 2010, quando ainda era chanceler do México.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade