PUBLICIDADE

Mundo

Ex-analista da CIA Edward Snowden é indicado ao Prêmio Nobel da Paz 2014

29 jan 2014 - 10h54
Compartilhar
Exibir comentários
Edward Snowden em imagem de arquivo
Edward Snowden em imagem de arquivo
Foto: AP

O ex-analista da CIA Edward Snowden, requerido nos Estados Unidos por espionagem, foi indicado nesta quarta-feira ao Prêmio Nobel da Paz 2014 por dois deputados do Partido da Esquerda Socialista norueguês.

Snowden, que recebeu asilo temporário na Rússia, contribuiu para uma ordem mundial "mais pacífica e estável" ao revelar um esquema em massa de espionagem de comunicações telefônicas e de internet realizado pelos Estados Unidos, argumentaram Bård Vegar Solhjell e Snorre Valem, deputados desta formação política.

"Seus atos reinstauraram a confiança e a abertura de princípios fundamentais na política de segurança", é o que consta no documento enviado ao Comitê Nobel norueguês, instituição que outorga o prêmio.

Segundo os dois deputados, a dimensão do nível de vigilância e espionagem "nos chocou" e criou um debate em nível mundial.

Segundo sua opinião, mediante suas filtragens, Snowden ajudou a divulgar a crítica sobre os modernos sistemas de vigilância a estados e indivíduos.

De acordo com o testamento do magnata sueco Alfred Nobel, criador dos centenários prêmios, é possível nomear candidatos ao prêmio da Paz, o único que não se outorga nem entrega em Estocolmo, catedráticos de Universidade em Direito ou Ciências Políticas, parlamentares ou antigos laureados.

O Comitê Nobel norueguês não confirma nomes, só o número total de aspirantes, que no ano passado alcançou o número recorde de 259.

O prazo para apresentar candidaturas para o Nobel deste ano finaliza em 1º de fevereiro.

O ganhador do prêmio da Paz em 2013 foi a Organização para a Proibição das Armas Químicas (OPAQ), distinta por seus "amplos esforços" para eliminar esses arsenais, um trabalho que ganhou visibilidade com a crise síria.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade