PUBLICIDADE

Mundo

Evo Morales viaja amanhã a Brasília para participar da Cúpula do Mercosul

5 dez 2012 - 21h53
Compartilhar

O presidente da Bolívia, Evo Morales, viajará amanhã, quinta-feira, a Brasília para participar da Cúpula do Mercosul na qual será discutido o ingresso de seu país como membro pleno do bloco regional, informaram à Agência Efe fontes governamentais.

Morales pretende respaldar com sua presença a incorporação ao Mercosul da Bolívia, atualmente Estado associado do grupo integrado por Brasil, Argentina, Uruguai, Venezuela e Paraguai, este último suspenso temporariamente após a cassação de Fernando Lugo.

Nas últimas semanas, foi debatida na Bolívia a possível incompatibilidade que o país pertença como membro pleno ao Mercosul e seja ao mesmo tempo integrante da Comunidade Andina (CAN).

O Governo boliviano expressou seu desejo de se transformar em um "elo" entre os dois blocos e não considera excludente sua pertinência a ambos.

As principais objeções colocadas foram em torno das diferenças tarifárias entre a CAN e o Mercado Comum do Sul.

Junto com a entrada da Bolívia como membro pleno do Mercosul se encontra no centro da agenda da cúpula a consolidação do processo de adesão da Venezuela, que participa pela primeira vez com todos os direitos.

O futuro do Paraguai após a crise que derivou em sua suspensão do Mercosul, desde o último mês junho por causa da destituição de Lugo como presidente por parte do Senado, também pode ser outro dos temas da reunião.

Após participar da cúpula em Brasília, o presidente boliviano deve viajar diretamente à Espanha, país no qual permanecerá durante este fim de semana com uma agenda que inclui uma reunião com o chefe do Governo espanhol, Mariano Rajoy. EFE

lcl/rsd

EFE   
Compartilhar
Publicidade