PUBLICIDADE

Europa

Westerwelle e Schäuble assumirão ministérios na Alemanha

24 out 2009 - 10h37
(atualizado às 10h42)
Compartilhar

O governo da chanceler alemã, Angela Merkel, terá como titular de Exteriores e vice-chanceler o líder liberal Guido Westerwelle, e o até agora ministro do Interior, Wolfgang Schäuble, ficará à frente da pasta das Finanças.

As propostas ministeriais do acordo de coalizão apresentado hoje pela União Democrata-Cristã (CDU), União Social-Cristã (CSU) e Partido Liberal (FDP) terão ainda que ser aprovadas entre amanhã e segunda-feira pelos partidos, embora seja o início de uma formalidade.

Schäuble (CDU) assumirá, assim, a responsabilidade de conduzir a crise financeira e o endividamento alemão nos próximos anos, que hoje Merkel qualificou de "difíceis".

Westerwelle concretiza sua pretensão de obter o cargo de ministro de Exteriores, além de vice-chanceler, que, tradicionalmente, corresponde ao líder do aliado menor nos acordos de coalizão.

O até agora ministro da Economia, Karl-Theodor zu Guttenberg (CSU) e um dos políticos mais populares de seu partido, passará a ocupar a pasta da Defesa, enquanto Thomas de Maizière, ministro da Chancelaria no último Governo, será o novo titular do Interior.

O liberal Rainer Brüderle, especialista econômico de seu partido desde os anos 90, assumirá o Ministério da Economia, enquanto sua colega Sabine Leutheusser-Schnarrenberger assumirá a pasta da Justiça, que já havia ocupado no Governo do chanceler Helmut Kohl.

O membro mais jovem do Gabinete, o liberal Phillipp Rössler, de 36 anos, será o ministro da Saúde.

Por parte da CSU, Ilse Aigner continuará como ministra da Agricultura, enquanto seu companheiro de partido Peter Ramsauer substitui o social-democrata Wolfgang Tiefensee à frente do Ministério dos Transportes, e Ronald Pofalla ocupará o Ministério da Chancelaria.

Continuarão no cargo tanto Ursula von der Leyen (CDU), que seguirá à frente do Ministério da Família e Assuntos Sociais, quanto sua colega Annette Schavan, titular de Pesquisa e Ciência.

O até então ministro da Defesa, Franz Josef Jung (CDU), passará a dirigir o Ministério do Trabalho e seu companheiro de partido Norbert Röttgen assumirá a pasta do Meio Ambiente.

EFE   
Compartilhar
Publicidade