PUBLICIDADE

Europa

Vulcão islandês entra em erupção e eleva alerta para aviação

Moradores da região tiveram de ser evacuados

23 ago 2014 - 16h05
(atualizado às 16h05)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Vista do vulcão Bardarbunga, na Islândia</p>
Vista do vulcão Bardarbunga, na Islândia
Foto: Sigtryggur Johannsson / Reuters

Uma pequena erupção vulcânica ocorreu sob a geleira Dyngjujokull da Islândia, o que levou as autoridades a elevar para vermelho (o mais alto nível) o código de alerta para a aviação, disse o escritório meteorológico da Islândia no sábado.

A região, no centro da ilha do Atlântico Norte, foi evacuada após geólogos detectarem cerca de 300 terremotos da região, desde a última terça-feira.

"Acredita-se que uma pequena erupção de lava subglacial começou sob a geleira Dyngjujokull", disse escritório meteorológico islandês. "O código de cores de aviação para o vulcão Bardarbunga foi alterado de laranja para vermelho."  Autoridades já haviam alertado que havia o risco de inundações provocadas pelo derretimento da geleira, como consequência da erupção do Bardarbunga.

As cinzas da erupção do vulcão Eyjafjallajokull na Islândia fechou grande parte do espaço aéreo europeu por seis dias em 2010.

O código vermelho indica que uma erupção é iminente ou em curso, com uma provável emissão de cinzas significativa.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade