3 eventos ao vivo

Vulcão Etna entra em erupção no sul da Itália

13 jan 2011
08h46
atualizado às 09h46
  • separator
  • comentários

O vulcão Etna entrou em erupção na ilha italiana da Sicília na noite de quarta-feira, ocasionando um rio de lava por uma de suas encostas, onde autoridades locais anunciaram estado de alerta.

Localizado na Sicília, o monte Etna é o pico mais alto da Itália e um dos vulcões mais ativos
Localizado na Sicília, o monte Etna é o pico mais alto da Itália e um dos vulcões mais ativos
Foto: Reuters

Segundo informou o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia da Itália (INGV), a atividade do vulcão se intensificou na noite desta quarta-feira, pouco depois das 22h48 da hora local (19h48 horário de Brasília).

O jornal Corriere della Sera informou que o espetáculo de lava foi visível nas cidades de Catânia e Taormina, e informou que a atividade do vulcão perdeu intensidade nos começo da manhã desta quinta-feira e que, por enquanto, cessaram as explosões de lava.

A diminuição da atividade vulcânica permitiu a reabertura desta manhã do aeroporto de Catânia, a segunda cidade mais importante da Sicília, que foi fechado por precaução na tarde de quarta-feira perante a possibilidade que o Etna pudesse lançar cinzas.

Segundo os cientistas do INGV, os sinais registrados nos últimos dias lembram às fases preliminares das violentas eruções de 2006 e 2007 e não se descarta que a lava volte a correr pela encosta nas próximas horas.

A última grande erupção do vulcão de 45 km de diâmetro localizado no leste da Sicília, que esteve acompanhada de mais de duzentos pequenos terremotos, foi em maio de 2008. O Etna tem 3.322 metros de altura e é a montanha mais alta da Itália ao sul da cordilheira dos Alpes.

EFE   

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade