PUBLICIDADE

Europa

Vulcão Etna entra em erupção, mas não traz perigo para população

26 out 2013 - 06h15
(atualizado às 16h51)
Compartilhar
Exibir comentários
Vulcão expele lava e cinzas no sul da Itália:

O vulcão Etna, situado na ilha da Sicília, no sul da Itália, entrou em atividade na última madrugada por uma nova cratera aberta na face sudeste, que lançou lava e cinzas que foram levadas pelo vento rumo ao sudoeste, informou neste sábado o Instituto de Geofísica e Vulcanologia de Catânia.

Por causa da erupção do Etna, situado na costa leste da Sicília, entre as províncias de Messina e Catânia e com uma altitude de 3.322 metros, o aeroporto de Catânia está parcialmente afetado.

A atividade do Etna começou ao redor da meia-noite (hora local), mas a lava só foi vista por volta das 4h50 (0h50 de Brasília). A situação é monitorada pelo Instituto de Geofísica e Vulcanologia de Catânia. O Instituto informou que uma língua de lava emerge da cratera e se dirige rumo ao deserto do Vale do Bove.

O fluxo de lava é alimentado por material piroclástico, ou seja, uma mistura de gases vulcânicos quentes, materiais sólidos quentes e ar, que se movimenta no nível do solo.

O Instituto de Geofísica e Vulcanologia de Catânia garantiu que a lava atingiu uma área afastada dos centros populosos e não representa nenhum perigo para as pessoas e bens materiais.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade