PUBLICIDADE

Europa

Votação para presidente da Itália acaba sem vencedor

Como já era previsto, nenhum candidato atingiu quorum exigido

29 jan 2015 - 18h27
(atualizado às 18h27)
Compartilhar
Exibir comentários
Ministra italiana Maria Elena Boschi vota para eleger novo presidente italiano, em Roma
Ministra italiana Maria Elena Boschi vota para eleger novo presidente italiano, em Roma
Foto: Alessandra Tarantino / AP

Como já era esperado, a primeira votação para escolher o próximo presidente da Itália, realizada em sessão conjunta do Parlamento nesta quinta-feira (29), terminou sem um ganhador.

Dos mais de 70 nomes lembrados pelos "grandes eleitores", nenhum deles atingiu o mínimo necessário de dois terços dos votos (673, de um total de 1.009). Entre as pessoas citadas, o mais votado foi o magistrado Ferdinando Imposimato, apoiado pelo oposicionista Movimento 5 Estrelas (M5S), com 122.

Em seguida, apareceram Vittorio Feltri (49), Luciana Castellina (37), Emma Bonino (25) e Stefano Rodotá (23). Além disso, 538 Parlamentares votaram em branco, e outros 33 anularam suas opções.

O juiz da Corte Constitucional Sergio Mattarella, apoiado pelo governista Partido Democrático (PD), do primeiro-ministro Matteo Renzi, recebeu apenas cinco votos. Contudo, o premier já havia orientado a sigla a votar em branco nos três primeiros escrutínios, quando é mais difícil eleger o novo presidente.

O objetivo é não "queimar" o nome do magistrado e preservá-lo para o quarto sufrágio, quando o candidato precisa apenas de uma maioria simples (505). O grupo de 1.009 "grandes eleitores" é formado por 630 deputados, 315 senadores, seis senadores vitalícios e 58 delegados regionais (três para cada região e um para o Vale d'Aosta).

A expectativa é que Renzi consiga eleger Mattarella na quarta votação, que deve ocorrer na manhã de sábado (31). Ao todo, o PD detém 445 votos no colégio eleitoral, precisando de apenas 59 de outras legendas.

Ligado ao Partido Democrático, o juiz já foi ministro para as Relações com o Parlamento (1987-1989), da Educação (1989-1990) e da Defesa (1999-2001). Em 2011, foi nomeado para integrar o tribunal responsável por zelar pela Constituição da Itália.

"Sergio Mattarella é um homem da lei, da batalha contra as máfias e da política com o P maiúsculo. Mattarella é defensor da Constituição, o que não significa impor uma intangibilidade, mas sim defendê-la e valorizá-la", disse nesta quinta-feira o primeiro-ministro.

As duas próximas votações em sessão conjunta do Parlamento estão marcadas para esta sexta (30), mas ambas também devem terminar sem um escolhido.

Fonte: Ansa Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade