2 eventos ao vivo

Violência em Belfast deixa 56 policiais feridos

10 ago 2013
09h19
atualizado às 09h34

Dezenas de policiais ficaram feridos na sexta-feira em uma nova noite de violência em Belfast no âmbito de uma marcha republicana que celebra a assinatura no dia 9 de agosto de 1971 do início das prisões sem processo na Irlanda do Norte.

No total, 56 policiais ficaram feridos e quatro precisaram ser hospitalizados depois de serem atacados com tijolos, paus e garrafas de cerveja de um bar próximo, indicou a polícia de Belfast.

Dois pedestres também ficaram feridos e vários carros foram incendiados.

Sete pessoas foram detidas por crimes que vão de alteração da ordem pública a sequestro, e o chefe da polícia da Irlanda do Norte, Matt Baggott, advertiu que muitas outras prisões podem ocorrer.

"Essas pessoas não tinham a intenção de realizar um protesto pacífico", afirmou.

A violência explodiu depois que centenas de manifestantes tentaram bloquear a marcha dos republicanos em protesto contra uma das medidas mais simbólicas e criticadas do conflito da Irlanda do Norte.

Na última quinta-feira, oito policiais ficaram feridos e oito pessoas foram detidas durante uma manifestação contra as detenções sem processo.

Em julho, as ruas de Belfast acolheram várias noites de violência em meio a tensões sectárias entre protestantes e católicos.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
publicidade