PUBLICIDADE

Europa

Vincent e Bruno protagonizam primeiro casamento homossexual da França

Bruno Boileau, 30 anos, e Vincent Autin, 40 anos, disseram o "sim" diante da prefeita da cidade, Hélène Mandroux

29 mai 2013 - 13h04
(atualizado às 14h23)
Compartilhar
Exibir comentários

Dois franceses se tornaram os primeiros homossexuais a se casar na França em uma cerimônia realizada nesta quarta-feira na prefeitura de Montepellier, no sudeste do país. A união se tornou possível após a promulgação de uma lei no dia 18 de maio. 

Bruno Boileau, 30 anos, e Vincent Autin, 40 anos, disseram o "sim" diante da prefeita da cidade, Hélène Mandroux, do Partido Socialista (PS), o mesmo do presidente francês, François Hollande, impulsor da lei de casamento homoafetivo.

Mandroux, diante de um retrato de Hollande e ao lado do busto de Marianne (símbolo da República), destacou o "momento histórico" que significa o casamento entre pessoas do mesmo sexo e citou os precedentes de Portugal e da Espanha na autorização desse tipo de união.

Os noivos, usando terno escuro - Boileau com gravata borboleta e Autin com gravata -, foram aplaudidos pelos cerca de 500 convidados que assistiram ao ato ao entrar na sala onde se casaram instantes depois sob a canção "Love", de Nat King Cole.

A cerimônia aconteceu na sede da prefeitura da cidade mediterrânea, com grande cobertura da imprensa, e atraindo a atenção de franceses e estrangeiros, e com forte vigilância policial. No ato simbólico esteve presente a porta-voz do governo francês e ministra da Família, Najat Vallaud-Belkacem.

A vigilância policial, com cerca de 100 agentes, foi ordenada pelas autoridades em meio à polêmica que ainda cerca a lei, contra a qual dezenas de milhares de pessoas se manifestaram domingo em Paris.

Essa nova demonstração de oposição à lei que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo e que autoriza a adoção por parte desses casais, terminou com várias centenas de detidos e desordens públicas na capital francesa.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade