PUBLICIDADE

Zoo de Viena divulga imagens de bebê panda com a mãe

Nascimento de pandas em cativeiro é raro, pois o período fértil da fêmea é de apenas dois ou três dias por ano

16 ago 2013 - 10h46
(atualizado às 11h20)
Compartilhar
Exibir comentários
Bebê panda nasceu no dia 14 de agosto
Bebê panda nasceu no dia 14 de agosto
Foto: Zoo de Viena / Reuters

Com 100 gramas de peso, 10 centímetros de comprimento, pele rosada e tufos de pelos brancos, o mais novo panda do zoológico de Viena foi apresentado, agarrado à mãe, após um raro nascimento natural da espécie em cativeiro.

O zoológico Schoenbrunn divulgou fotos em que o filhote aparece aninhado na pata da panda gigante Yang Yang, e depois sendo carregado pela boca da mãe. Funcionários disseram que essa foi apenas a terceira vez em que a espécie ameaçada se reproduziu naturalmente na Europa. Os outros dois filhotes também nasceram no zoo de Viena, mas hoje vivem na China, país de origem dos pandas.

Diretora do zoo pede cautela, pois taxa de mortalidade dos pandas no primeiro ano é alta
Diretora do zoo pede cautela, pois taxa de mortalidade dos pandas no primeiro ano é alta
Foto: Zoo de Viena / Divulgação

Cuidadores se mantêm à distância para não perturbar mãe e filhote, cujo sexo ainda não foi identificado. "Embora estejamos naturalmente muito felizes, devemos continuar realistas. O índice de mortalidade para os pandas gigantes é de cerca de 40% no primeiro ano", disse Dagmar Schratter, diretora do zoo.

Yang Yang e o filhote, que nasceu na quarta-feira, passarão os próximos meses na caixa de procriação onde o parto ocorreu. O público ficará sem acesso ao espaço dos pandas até segunda ordem.

Estima-se que haja 1.600 pandas na natureza, e outros 300 em cativeiro, a maioria na China. A reprodução em cativeiro é difícil, porque o período fértil da fêmea é de apenas dois ou três dias por ano.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade