PUBLICIDADE

Europa

Ventos fortes prejudicam transportes na Europa e três morrem na Alemanha

31 mar 2015 - 16h32
(atualizado às 16h32)
Compartilhar
Exibir comentários

Pelo menos três pessoas morreram na Alemanha nesta terça-feira, quando ventos com força de furacão atingiram partes do norte da Europa, numa das tempestades mais severas em anos que também cancelou voos, prejudicou serviços de trem e o tráfego em portos.

Passageiros aguardam na plataforma de uma estação de trem em Colonia, no oeste da Alemanha, nesta terça-feira. Todos os serviços de trens regionais no oeste do país foram suspensos devido a fortes tempestades. 31/03/2015
Passageiros aguardam na plataforma de uma estação de trem em Colonia, no oeste da Alemanha, nesta terça-feira. Todos os serviços de trens regionais no oeste do país foram suspensos devido a fortes tempestades. 31/03/2015
Foto: Wolfgang Rattay / Reuters

A agência meteorológica holandesa divulgou um alerta vermelho para as províncias mais baixas no norte e na costa do país, depois que os ventos atingiram até 120 quilômetros por hora, causando danos estimados em vários milhões de euros.

Na Alemanha, o porta-voz do serviço meteorológico, Peter Hartmann, afirmou que os ventos chegaram a 160 km/h nos pontos mais altos. “Essa é uma das tempestades mais fortes dos últimos anos”, disse ele, acrescentando que ventos com força de furacão não eram normais nesta época do ano.

Dois trabalhadores rodoviários estaduais morreram na região ocidental da Renânia-Palatinado quando uma árvore atingiu o veículo em que estavam, disseram autoridades estaduais. Outro homem morreu na frente de sua casa depois que uma parede de pedra desabou perto da cidade de Magdeburg, no Estado de Saxônia-Anhalt, informou a polícia.

Cerca de 140 voos foram cancelados em Frankfurt e uma das pistas do aeroporto foi fechada, segundo um porta-voz aeroportuário.

Um porta-voz do aeroporto de Schiphol, em Amsterdã, o quarto maior da Europa, afirmou que cerca de 90 voos haviam sido cancelados por causa do vento. O aeroporto alertou que voos estavam com uma média de 90 minutos de atraso e que atrasos mais longos eram esperados.

Em Roterdã, o maior porto europeu, dois terminais foram fechados, com os navios obrigados a fazer fila no mar. Segundo um porta-voz, a iniciativa foi uma medida de precaução tomada por conta dos ventos fortes.

Perto do porto de Vlissingen, na fronteira belga, autoridades se preparavam para recolocar na água um navio de carga encalhado de 300 metros. A tripulação não estava sob risco, disse uma agência oficial, segundo a rádio pública.

A operadora ferroviária alemã declarou ter interrompido os serviços num estado da região central do país.

No Reino Unido, os ventos chegaram a até 160 km/h durante a noite, com uma importante ponte sobre o Rio Tâmisa fechada por horas por causa do mau tempo, provocando congestionamento.

Na Bélgica, o vento arrancou árvores, danificou postes e cortou linhas de eletricidade em centenas de casas. Em alguns lugares, carros e prédios foram atingidos por destroços, e ligações ferroviárias e rodoviárias foram obstruídas por um breve período.

(Reportagem de Michael Nienaber, Markus Wacket, Sabine Wollrab, Anthony Deutsch, Alastair Macdonald, Stephen Addison)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade