PUBLICIDADE

Europa

Veneza vota sobre projeto de independência da Itália

"Queremos deixar de formar parte de um país que está contra a parede. Nada mais funciona", disse um dos organizadores da votação on-line

17 mar 2014 - 12h38
(atualizado às 12h46)
Compartilhar
Exibir comentários
A votação on-line, organizada por partidos locais defensores da independência, não é legalmente vinculante, mas tem o objetivo de obter apoio para um projeto de lei
A votação on-line, organizada por partidos locais defensores da independência, não é legalmente vinculante, mas tem o objetivo de obter apoio para um projeto de lei
Foto: Getty Images

Os italianos de Veneza e de sua região votam nesta semana sobre uma eventual independência do resto do país para formar sua própria nação, disseram os organizadores nesta segunda-feira à AFP. 

Esta votação on-line, organizada por partidos locais defensores da independência, não é legalmente vinculante, mas tem o objetivo de obter apoio para um projeto de lei que convocaria um referendo sobre se a região do Veneto deve se separar da Itália.

As votações estão marcadas para o mês de março. Site explica passo a passo
As votações estão marcadas para o mês de março. Site explica passo a passo
Foto: Reprodução

A nova República do Veneto estaria inspirada na antiga República de Veneza - uma rica potência econômica, cultural e comercial que existiu do século VII até sua conquista pelo poder de Napoleão, em 1797.

O partido Indipendenza Veneta, que patrocina este projeto de lei, afirma que o movimento separatista foi fomentado pela aparente incapacidade do governo para colocar fim à corrupção e proteger seus cidadãos da crescente recessão.

"Queremos deixar de formar parte de um país que está contra a parede. Nada mais funciona", afirmou Nicola Gardin, deste partido.

"A Itália está esmagada pelo enorme nível da dívida pública, milhares de lojas fecharam, perdemos a conta da quantidade de pessoas que se suicidaram em Veneto", protestou.

A região paga 71 bilhões de euros em impostos a Roma, 21 bilhões de euros a mais do que recebe em investimentos e serviços.

As últimas pesquisas mostram que, das 3,8 milhões de pessoas habilitadas a votar na região, aproximadamente 60% são favoráveis à independência.

Os organizadores desta pesquisa on-line, que termina na sexta-feira, disseram esperar uma participação de dois milhões de eleitores.

Apesar dos protestos de que qualquer tentativa de secessão da Itália seria inconstitucional, o governador da região do Veneto, Luca Zaia, declarou aos meios de comunicação italianos que a secessão é uma opção em conformidade com a legislação internacional.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade