PUBLICIDADE

Europa

vc repórter: manifestações na Espanha continuam nesta sexta

20 mai 2011 - 12h15
Compartilhar

Barcelona e Madrid, duas das principais cidades da Espanha, são palco de manifestações, desde a última terça-feira, 17, contra a crise que atinge o país europeu - os manifestantes cobram reformas políticas e sociais. O movimento é chamado de "Democracia Real Já" e os protestos devem continuar até as eleições municipais e regionais, que acontecem no próximo domingo, 22.

Manifestantes protestam em Barcelona cobrando reformas políticas e sociais na Espanha
Manifestantes protestam em Barcelona cobrando reformas políticas e sociais na Espanha
Foto: Greta Sanches Correa / vc repórter

Em Barcelona, o palco do protesto é a Praça da Catalunha e, em Madrid, é a praça Puerta Del Sol. Na capital espanhola, a primeira manifestação reuniu cerca de mil pessoas. O número aumentou desde então, e barracas estão montadas no local. Na madrugada de quinta-feira, também cerca de mil pessoas se reuniram em Barcelona. Durante o dia, aproximadamente 300 pessoas continuaram acampadas na praça.

A Comissão Espanhola de Eleições proibiu manifestações públicas a partir da 0h desta sexta-feira, e os organizadores dos protestos disseram que respeitarão a decisão. Porém, afirmam que sair das praças não será necessário, pois não estão realizando campanha política ou apoiando um concorrente em específico. Já os manifestantes acampados em Barcelona entraram com um recurso na Justiça contra a decisão.

O "Democracia Real Já" surgiu nas redes sociais e está se espalhando por outros países. Já há protestos organizados para as cidades de Lisboa, Bruxelas, Paris, Londres, Berlim e Roma.

A internauta Greta Sanches Correa, de Barcelona (Espanha), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade