PUBLICIDADE

Europa

Vaticano inaugura árvore de Natal na Praça São Pedro

O presépio e a iluminação da cúpula e da fachada da Basílica também foram inaugurados

19 dez 2014 - 18h36
(atualizado às 21h12)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>A &aacute;rvore de Natal e o&nbsp;pres&eacute;pio tradicional&nbsp;do Vaticano s&atilde;o iluminados depois de uma cerim&ocirc;nia na Pra&ccedil;a de S&atilde;o Pedro, no Vaticano</p>
A árvore de Natal e o presépio tradicional do Vaticano são iluminados depois de uma cerimônia na Praça de São Pedro, no Vaticano
Foto: Giampiero Sposito / Reuters

O Vaticano inaugurou nesta sexta-feira o pinheiro de Natal e o presépio da Praça São Pedro e apresentou a nova iluminação da fachada e da cúpula da basílica, com lâmpadas LED de baixo consumo.

O cardeal italiano Giuseppe Bertello, governador do Estado de Cidade do Vaticano, expressou sua confiança em que estas decorações se transformem no "símbolo e no coração da universalidade da Igreja" católica.

No ato de apresentação, Bertello manifestou seu desejo de que as novas luzes "iluminem os corações de todos", e que peregrinos e turistas desfrutem dessas ornamentações, que "manda uma mensagem de amor".

Conforme explicou, trata-se de um projeto que uniu "toda a Itália, de norte a sul, em Roma" e que representa "o verdadeiro espírito de união próprio do Natal", por terem participado pessoas de vários lugares do país.

A árvore - vinda da cidade de Fabrizia, na Calábria - tem 25 metros de altura e dez de largura e foi o primeiro elemento a ser iluminado. Ela foi cortada causar sem danos ao meio ambiente e transportada de helicóptero e em um caminhão-reboque até Roma em 4 de dezembro, para seguir a tradição de colocar uma árvore do Natal na Praça São Pedro que começou em 1982, durante o pontificado de João Paulo II.

<p>A árvore de Natal do Vaticano próxima à Basílica de São Pedro</p>
A árvore de Natal do Vaticano próxima à Basílica de São Pedro
Foto: Giampiero Sposito / Reuters

O arcebispo de Catanzaro-Squillace (Calábria), Vincenzo Bertolone, disse que o pinheiro é "símbolo de bondade, altruísmo e amizade", e que "arranca sorriso das crianças".

Por sua vez, o presépio foi doado pela Fundação "Verona per l'Arena" e é inspirado na poesia lírica, segundo seus responsáveis. É composto de 20 figuras de terracota de tamanho natural, com vestimentas e acessórios feitos com material resistente para poder ficar ao ar livre.

O bispo de Verona, Giuseppe Zenti, destacou que o presépio tem "o mesmo amor" que caracteriza essa cidade, palco da história de Romeu e Julieta. Ele tem quase 24 metros de comprimento e 12 de largura, com oito metros de altura.

O papa Francisco recebeu hoje às delegações que deram à Santa Sé o presépio e o pinheiro de Natal.

"O presépio e a árvore tocam o coração do outro, até nos de quem não acredita, porque falam de fraternidade, intimidade e amizade. São um convite à unidade, à concórdia e à paz, a abrir espaço a Deus, o qual não vem com arrogância para impor a sua potência, mas nos oferece o seu amor na frágil figura de um menino", disse o pontífice.

Posteriormente, foi apresentada a iluminação da cúpula e da fachada da Basílica de São Pedro, que permaneceram apagadas durante uma semana e que a partir de hoje contam com 315 lâmpadas LED.

Segundo a Acea, a empresa responsável, a iluminação é "mais bela", é "melhor para o ambiente", já que economizará 70% em comparação as luzes anteriores.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade