PUBLICIDADE

Europa

Vaticano anuncia que João Paulo II e João XXIII serão santificados

5 jul 2013 - 10h07
(atualizado às 10h15)
Compartilhar

Os papas João Paulo II e João XXIII - Karol Wojtyla (1920-2005) e Angelo Roncalli (1881-1963), respectivamente - serão proclamados santos, anunciou nesta sexta-feira o Vaticano.

A decisão em questão foi anunciada depois que o papa Francisco promulgasse o decreto pelo qual se reconhece um segundo milagre pela intercessão de João Paulo II. Mesmo sem ter um segundo milagre por sua intercessão, como contempla a legislação vaticana, João XXIII também será canonizado.

Embora não haja uma data confirmada para essas cerimônias de canonização, o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, declarou que ambas deverão ocorrer presumivelmente no final deste ano, enquanto fontes vaticanas apontaram o dia 8 de dezembro como uma possível data.

Além de ter anunciado a canonização de ambos os papas, Francisco também convocou um consistório de cardeais, cuja data ainda não foi fixada. De acordo com as mesmas fontes, esse encontro será realizado para estabelecer a data em que os dois pontífices serão proclamados santos.

Questionado sobre o milagre de Karol Wojtyla, Lombardi citou a cura de uma mulher costa-riquenha que foi diagnosticada com um aneurisma cerebral e que teria sido curada "de maneira inexplicável para a ciência". A mulher em questão, cuja identidade é mantida em sigilo, vive atualmente na comunidade de Três Ríos, na província de Cartago (Costa Rica).

O papa João Paulo II (16 de outubro de 1978 até 2 de abril de 2005) foi beatificado no dia 1º de maio de 2011 por Bento XVI, enquanto João XXIII (28 de outubro de 1958 até 3 de junho de 1963), cujo pontificado foi marcado pela convocação do Concílio Vaticano II, foi beatificado por João Paulo II no dia 3 de setembro do ano 2000.

EFE   
Compartilhar
Publicidade