PUBLICIDADE

Europa

Universidade de Oslo rejeita matrícula do assassino da Noruega

6 ago 2013 - 10h31
(atualizado em 4/12/2013 às 15h42)
Compartilhar
Exibir comentários
Breivik (dir.) durante o seu julgamento, em agosto do ano passado
Breivik (dir.) durante o seu julgamento, em agosto do ano passado
Foto: AFP

O extremista de direita norueguês Anders Behring Breivik, que apresentou um pedido para poder estudar Ciências Políticas na Universidade de Oslo, foi rejeitado pela instituição por que ele carece das qualificações necessárias. "A conclusão é que não foi considerado suficientemente qualificado para iniciar um curso de Ciências Políticas", declarou à AFP o reitor da universidade, Ole Petter Ottersen.

Breivik informou que queria voltar a estudar, um pedido que provocou preocupação entre as autoridades e o meio acadêmico. O presídio em que se encontra chegou a indicar ter concordado, em princípio, que ele estudasse por correspondência, desde que a Universidade de Oslo aceitasse sua solicitação.

Breivik interrompeu seus estudos no ensino médio para começar, sem muito sucesso, um negócio próprio. Ele podia estudar por correspondência certas disciplinas ministradas no Instituto de Ciência Política, mas não para completar o curso e conseguir um diploma, uma vez que não completou o ensino médio.

Ele cumpre uma pena de 21 anos de prisão, que poderá ser prorrogada. Em 22 de julho de 2011, ele matou 77 pessoas, a maioria adolescentes, na explosão de uma bomba perto da sede do governo em Oslo e atirando contra jovens reunidos na ilha de Utoeya.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade