PUBLICIDADE

Europa

União Europeia festeja adesão da Croácia e abre as portas à Sérvia

28 jun 2013 - 10h04
(atualizado às 10h24)
Compartilhar
Exibir comentários
As bandeias europeia e croata em Zagreb: entrada oficial no dia 1º de julho
As bandeias europeia e croata em Zagreb: entrada oficial no dia 1º de julho
Foto: Reuters

Os líderes da União Europeia (UE), reunidos em uma cúpula em Bruxelas, comemoraram nesta sexta-feira a entrada da Croácia no bloco europeu e abriram as portas para a Sérvia, uma etapa histórica 20 anos após a dissolução da ex-Iugoslávia. Esta sétima ampliação da UE em 60 anos foi oficializada no segundo dia da Cúpula de Chefes de Estado e de Governo, que mais uma vez foi dominada pelos assuntos econômicos e sociais.

"Este é verdadeiramente um momento histórico para a Croácia. São, agora, membros da União Europeia", declarou Herman Van Rompuy, presidente do Conselho Europeu, recebendo os aplausos dos líderes presentes. "Sua entrada (...) depois de um recente período de guerra, nos faz recordar o objetivo fundamental da Europa: viver juntos e em paz, viver juntos na prosperidade", acrescentou. Esta adesão da Croácia irá oferecer "novas oportunidades e novas responsabilidades", declarou Van Rompuy.

Com dois dias de antecedência, o primeiro-ministro croata Zoran Milanovic foi convidado a participar na cúpula. Visivelmente emocionado, Milanovic prometeu que seu país está a altura do que os europeus esperam. Também expressou apoio à Sérvia, garantindo que Zagreb "fará tudo para ajudar" os seus vizinhos a se juntarem à União Europeia.

"Momento histórico para os Bálcãs"

Nesta cúpula, os líderes concordaram em iniciar as negociações de adesão com a Sérvia "em janeiro" de 2014. "Estamos diante de um momento histórico para os Balcãs e para a Europa como um todo", disse o presidente do Conselho Europeu, ao ratificar que o bloco de 27 países decidiu iniciar negociações com a Sérvia.

"Parabenizo particularmente a decisão de definir uma data para o início das negociações com a Sérvia", disse, por sua vez, o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, numa coletiva de imprensa no final da reunião. O início das negociações com a Sérvia é um "passo fundamental para Kosovo", acrescentou.

"Podem ter a certeza de que a Sérvia fará tudo para acelerar as reformas. Não podemos perder tempo, nós pertencemos à família europeia", declarou o primeiro-ministro sérvio Ivica Dacic, esta semana, em Bruxelas.

Candidatura sérvia

A Sérvia é candidato a uma adesão desde março de 2012. Seus esforços com vista à normalização das relações com sua ex-província Kosovo parecem ter rendido frutos. Belgrado e Pristina assinaram em 19 de abril um acordo apresentado como histórico para normalizar as suas relações, após meses de difíceis negociações.

A entrada da Sérvia na UE pode levar vários anos, como foi o caso com a Croácia, que oficialmente será o 28º membro da União Europeia na segunda-feira, mas que levou oito anos para harmonizar a sua legislação com as normas europeias. Especialmente desde que a crise financeira começou.

As normas europeias são mais exigentes desde então, especialmente devido as dificuldades apresentadas pelos dois últimos países que aderiram ao bloco em 2007, a Bulgária e a Romênia. Além da Sérvia, quatro países da antiga Iugoslávia são considerados como potenciais candidatos à adesão à UE: Montenegro, Macedônia, Bósnia-Herzegovina e Kosovo.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade