PUBLICIDADE

Europa

UE sanciona líderes pró-russos de Donetsk e Lugansk

Assim, sobre para 72 o número de pessoas sancionadas relacionadas com a crise ucraniana

12 jul 2014 - 13h51
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Alexander Borodai, o primeiro-ministro da auto-proclamada &quot;Rep&uacute;blica Donetsk&quot;,&nbsp;participa de&nbsp;uma confer&ecirc;ncia de imprensa em Donetsk, em 21 de junho</p><p>&nbsp;</p>
Alexander Borodai, o primeiro-ministro da auto-proclamada "República Donetsk", participa de uma conferência de imprensa em Donetsk, em 21 de junho 
Foto: Shamil Zhumatov / Reuters

A União Europeia (UE) congelou os bens e proibiu a entrada em território comunitário de 11 líderes ucranianos pró-russos, entre eles os autoproclamados "primeiros-ministros" das regiões orientais de Donetsk e Lugansk, Alexander Borodai e Marat Bashirov.

Segundo publica neste sábado o jornal oficial da UE, os vinte e oito países concordaram na sexta-feira em ampliar para 11 o número de sancionados por ameaçar a integridade territorial, a soberania e a independência da Ucrânia no leste do país, onde continuam os enfrentamentos entre as milícias armadas pró-russas e as forças governamentais.

Desta maneira, o número de pessoas sancionadas relacionadas com a crise da Ucrânia chega a 72. A UE mantém, além disso, o congelamento de ativos correspondente a duas entidades confiscadas na Crimeia e Sebastopol.

Entre as 11 pessoas sancionadas constam dois dos líderes dos rebeldes: Borodai, nascido em Moscou e "primeiro-ministro" da "república popular de Donetsk", e Bashirov, "primeiro-ministro do Conselho de Ministros da república popular de Lugansk".

Figuram, além disso, na lista negra da UE Alexander Khodakovsky, o denominado "ministro de Segurança" de Donetsk, Alexander Aleksandrovich Kalyussky, o "vice-primeiro-ministro de fato de Assuntos Sociais" da região pró-russa, e Alexander Khyrakov, o "ministro da Informação e Comunicação de Massas".

O grupo congelou os bens e proibiu a entrada na União da equipe dirigente liderada por Bashirov, ao sancionar a Vasyl Nikitin, o vice-primeiro-ministro do Conselho de Ministros da República Popular de Lugansk", Yurij Ivakin, "ministro do Interior", ao "ministro da Defesa", Igor Plotnitsky, e ao "presidente do Conselho Superior", Aleksey Karyakin.

Por último se encontram entre os sancionados Nikolay Kozitsyn, responsável por liderar os separatistas no leste da Ucrânia em sua luta contra as forças governamentais, e Oleksiy Mozgovy, um dos líderes dos grupos armados nessa parte do país encarregado pelo treino de militantes.

Entenda a crise na Ucrânia Entenda a crise na Ucrânia

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade