PUBLICIDADE

Europa

UE responde a ministro francês e compara nacionalistas à extrema-direita

24 jun 2013 - 10h07
(atualizado às 10h54)
Compartilhar

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, rebateu nesta segunda-feira as críticas francesas à Comissão Europeia e afirmou que "alguns nacionalistas de esquerda têm o mesmo discurso da extrema-direita".

"Seria bom que alguns políticos entendessem que eles não chegarão longe atacando a Europa ou tentando transformar a Comissão Europeia em bode expiatório de seus problemas", disse Barroso.

"Alguns nacionalistas de esquerda têm exatamente as mesmas opiniões que a extrema-direita", afirmou.

Barroso respondeu desta maneira as recentes declarações do ministro francês do Desenvolvimento Industrial, Arnaud Montebourg, que acusou a União Europeia (UE) de inércia, em meio a uma prolongada crise da dívida, que deixou mais de 26 milhões de desempregados no bloco (mais de 19 milhões na Eurozona).

Montebourg acusou Barroso de ser "o combustível" dos partidos de extrema-direita, claramente antieuropeia.

"A UE não se move, é imóvel, está paralítica, dando razão aos 'soberanistas' da Europa", disse p ministro, do Partido Socialista francês.

Montebourg acusou ainda o chefe da CE de ser "o combustível da Frente Nacional" (partido da extrema-direita francesa).

As declarações do ministro foram feitas depois que Barroso chamou de "reacionária" a postura da França de exigir a cláusula da exceção cultural no projeto do tratado comercial entre UE e Estados Unidos.

Os ministros europeus do Comércio autorizaram a Comissão Europeia a iniciar as negociações com os Estados Unidos sobre um novo acordo de livre comércio. Mas para alcançar a unanimidade, os 27 aceitaram, como exigia Paris, excluir o setor audiovisual dos debates, com o objetivo de proteger a indústria do cinema europeu de Hollywood.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade