PUBLICIDADE

Europa

UE reconhece direito da Ucrânia de defender sua soberania

Novos confrontos foram registrados hoje, entre as forças de Kiev e separatistas em Slaviansk, reduto pró-Moscou no leste da Ucrânia

24 abr 2014 - 09h54
(atualizado às 09h55)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Um acordo assinado na semana passada, entre EUA, Rússia, UE e Ucrânia, tem por objetivo reduzir a tensão na Ucrânia. Mas a violência persiste no país. Na foto, bandeiras dos estados membros da UE em frente ao edifício do Parlamento Europeu em Estrasburgo</p>
Um acordo assinado na semana passada, entre EUA, Rússia, UE e Ucrânia, tem por objetivo reduzir a tensão na Ucrânia. Mas a violência persiste no país. Na foto, bandeiras dos estados membros da UE em frente ao edifício do Parlamento Europeu em Estrasburgo
Foto: Reuters

A União Europeia (UE) reconheceu nesta quinta-feira o direito da Ucrânia de "defender sua soberania" e pediu novamente a todas as partes a redução da tensão.

"Reconhecemos o direito da Ucrânia de atuar para defender sua soberania e sua integridade territorial", declarou Michael Mann, porta-voz da chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton.

"Mas, mais uma vez, todos os que assinaram o acordo de Genebra deveriam fazer tudo para reduzir a tensão", completou.

"Confiamos plenamente no governo ucraniano para aplicar este acordo", disse Mann.

O acordo de Genebra, assinado na semana passada entre Estados Unidos, Rússia, UE e Ucrânia, tem por objetivo reduzir a tensão na Ucrânia. Mas a violência persiste no país.

Nesta quinta-feira foram registrados confrontos entre as forças de Kiev e os separatistas em Slaviansk, reduto pró-Moscou no leste da Ucrânia.

"Todas as partes do acordo de Genebra devem fazer seu trabalho para que os dispositivos sejam aplicados em sua totalidade, inclusive pressionando os grupos armados ilegais para que acabem com a violência e a provocação e para que entreguem suas armas", pediu Ashton em um comunicado.

"Peço o fim da violência, das intimidações e das declarações e atos de provocação", completou.

Ucrânia x Rússia: Veja o poderio bélico dos dois países Ucrânia x Rússia: Veja o poderio bélico dos dois países

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade