PUBLICIDADE

Europa

UE acompanha situação de gripe suína de perto

26 abr 2009 - 10h42
(atualizado às 11h29)
Compartilhar

A Comissão Europeia, órgão executivo da União Europeia, está acompanhando de muito perto a evolução do vírus da gripe suína no México, que já causou 20 mortes confirmadas e 61 suspeitas, destacando que até agora não há nenhum caso na Europa.

"Até agora, não foi registrado nenhum caso na União Europeia. Estamos acompanhando a evolução da situação de muito perto", indicou uma porta-voz da Comissão encarregada da Saúde.

"A Comissão está em contato direto e estreito com as autoridades americanas, com a Organização Mundial da Saúde (OMS), com os Estados europeus e com o Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças (ECDC)", destacou.

A porta-voz deu estas declarações antes de a ministra espanhola da Saúde, Trinidad Jiménez, ter anunciado que três espanhóis voltaram do México com sintomas de gripe e foram isolados à espera dos resultados de seus exames.

Além disso, a França anunciou ter dois casos suspeitos de infecção com o vírus da gripe suína.

O que é a gripe suína

É uma doença respiratória que atinge porcos causada pelo vírus influenza tipo A, que tem diversas variantes. Algumas das mais conhecidas são a H1N1, a H2N2 e a H3N2.

A gripe suína geralmente não atinge os humanos, e até então eram raros são os casos de contágio de pessoa para pessoa. A contaminação ocorre da mesma forma que a gripe comum, por meio de perdigotos (gotículas de saliva) lançados na tosse e espirros.

Sobre o recente surto que teve origem no México, a Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmou que alguns dos casos registrados são formas não conhecidas da variedade H1N1 do vírus Influenza A.

Ele é geneticamente diferente do vírus H1N1 que vem atacando humanos nos últimos anos e contém DNA associado aos vírus que causam as gripes aviária, suína e humana, incluindo elementos de viroses européias e asiáticas.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade