PUBLICIDADE

Europa

Ucranianos vivem em cidade-ruína após crise econômica

19 mai 2013 - 06h55
(atualizado às 08h13)
Compartilhar
Exibir comentários

Donbas é uma área industrial importante da Ucrânia, onde estão as maiores fábricas do país pós-soviético. No entanto, nem todas elas sobreviveram durante os primeiros 20 anos de independência do país.

A cidade de Kostiantynivka, que foi uma das mais prósperas da região, hoje se assemelha a uma cidade em ruínas, com fábricas desativadas depredadas por pessoas em busca de sucata e materiais de construção. A estagnação econômica da Ucrânia, a perda de conexões industriais estabelecidas durante o regime soviético e a má administração política, segundo os moradores locais, resultou na crise que a região enfrenta agora.

Nos anos 1980, a população de Kostiantynivka passava de 100 mil pessoas. Após a Segunda Guerra Mundial, jovens de toda a ex-União Soviética foram atraídos para lá para reconstruir o polo industrial de Donbas.

No ano passado, Kostiantynivka apareceu em terceiro lugar numa lista dos dez piores lugares para se viver na Ucrânia, elaborada pelo centro de pesquisas Uiversitas. No entanto, os moradores não reclamam dos problemas da cidade e dizem ter muitas razões para aproveitar a vida.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade