PUBLICIDADE

Europa

Ucranianos escalam torre russa, içam bandeira e tiram selfie

Grupo foi acusado de vandalismo e pode pegar até três anos de prisão. Presidente da Ucrânia elogiou o ato

20 ago 2014 - 14h23
(atualizado às 14h23)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Um deles teria tentado tirar uma selfie no momento em que realizava o ato</p>
Um deles teria tentado tirar uma selfie no momento em que realizava o ato
Foto: Ilya Varlamov / Reuters

Quatro pessoas escalaram um arranha-céu em Moscou, nesta quarta-feira, e içaram uma bandeira da Ucrânia na antena da torre. Um deles teria tentado tirar uma selfie no momento em que realizava o ato. Todos foram presos. As informações são da Reuters.

Segundo a agência de notícias, o grupo foi acusado de vandalismo e pode pegar até três anos de prisão. Os manifestantes também pintaram de azul metade da estrela amarela que existe no topo da torre. Azul e amarelo são as cores da bandeira ucraniana.

O edifício é um dos sete arranha-céus construídos em Moscou nos tempos de Stalin, que são, junto com o Kremlin, os principais sinais da identidade arquitetônica da capital russa. 

Em um vídeo divulgado no Facebook, o presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, parabenizou a ação. "Gosto muito do fato de que um dos edifícios mais altos de Moscou tenha sido pintado com nossas cores", disse ele. "Parabenizo esses ucranianos", afirmou, com um sorriso no rosto.

Logo depois que os manifestantes foram presos, os russos começaram a retirar a tinta azul da estrela e retiraram a bandeira. Um funcionário da assessoria de imprensa da polícia de Moscou afirmou que os grupo era formado por dois homens e duas mulheres, mas não há confirmação. O presidente russo, Vladimir Putin, não se pronunciou sobre o caso.

Entenda a crise na Ucrânia Entenda a crise na Ucrânia

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade