PUBLICIDADE

Europa

Ucrânia promete anistia caso militantes entreguem armas

10 abr 2014 - 06h13
(atualizado às 06h17)
Compartilhar
Exibir comentários
Manifestante reforça barricada em prédio ocupado na cidade de Lugansk, no leste do país
Manifestante reforça barricada em prédio ocupado na cidade de Lugansk, no leste do país
Foto: Reuters

Os militantes pró-Moscou entrincheirados em prédios públicos no leste da Ucrânia receberão anistia caso entreguem as armas e liberem os edifícios administrativos ocupados, prometeu o presidente interino da Ucrânia, Olexander Turchynov.

"Se as pessoas entregarem as armas e liberarem os edifícios administrativos, garantimos que não teremos nenhuma ação judicial. Estou disposto a assinar um decreto presidencial neste sentido", disse Turchynov no Parlamento.

Separatistas pró-Moscou ocupam edifícios administrativos em Donetsk e Lugansk, duas cidades de língua russa do leste do país.

Turchynov respondeu desta maneira à lei de anistia proposta na quarta-feira por um deputado do Partido das Regiões, o movimento do presidente destituído Viktor Yanukovytch. "Não precisamos de uma lei, podemos solucionar o problema hoje", afirmou o presidente interino.

Na quarta-feira à noite, o vice-primeiro-ministro Vitali Yarema, enviado a Donetsk para tentar resolver a crise, disse que esperava um "consenso" nesta quinta-feira para acabar com os quatro dias de cerco aos prédios da administração regional nesta cidade.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/mundo/crise-na-ucrania/" href="http://noticias.terra.com.br/mundo/crise-na-ucrania/">veja o infográfico</a>
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade