PUBLICIDADE

Europa

Gérard Depardieu é proibido de entrar na Ucrânia por 5 anos

Depardieu proclamou em agosto de 2014 durante um festival de cinema na Letônia que amava a Rússia e a Ucrânia, que era parte da Rússia

28 jul 2015 - 14h44
(atualizado às 17h38)
Compartilhar
Exibir comentários
Adoro a Ucrânia e sei que, se a Crimeia fosse americana, a situação seria diferente", disse o ator em maio durante a última edição do Festival de Cannes
Adoro a Ucrânia e sei que, se a Crimeia fosse americana, a situação seria diferente", disse o ator em maio durante a última edição do Festival de Cannes
Foto: Gareth Cattermole / Getty Images

A Ucrânia proibiu nesta terça-feira a entrada durante cinco anos do ator Gérard Depardieu, que colocou em dúvida, em várias ocasiões, a soberania ucraniana após receber a cidadania russa em janeiro de 2013.

O Serviço de Segurança da Ucrânia explicou que tomou essa decisão a pedido do Ministério de Cultura, que incluiu o artista de origem francesa em uma lista negra de quase 600 personalidades da cultura que apoiam a violação da integridade territorial do país.

Siga o Terra Notícias no Twitter

Depardieu proclamou em agosto de 2014 durante um festival de cinema na Letônia que amava a Rússia e a Ucrânia, que era parte da Rússia.

Além disso, em outras ocasiões defendeu claramente a anexação russa da península da Crimeia (março de 2014), que foi condenada unanimemente pela comunidade internacional.

"Adoro a Ucrânia e sei que, se a Crimeia fosse americana, a situação seria diferente", disse em maio durante a última edição do Festival de Cannes.

Depardieu, de 66 anos, viajou em várias ocasiões à Ucrânia quando seu presidente era Viktor Yushchenko (2005-2010), inimigo acérrimo do Kremlin e partidário do ingresso do país na Otan, e inclusive descansou na residência presidencial.

Então, anunciou planos de abrir um restaurante em Kiev, de comprar vinhedos na Crimeia e de protagonizar um filme sobre o líder Tarás Bulba, filme que deveria ser dirigido pelo cineasta ucraniano Víctor Gres.

As coisas mudaram em 2012, quando Depardieu decidiu renunciar à cidadania francesa depois que o novo governo francês decidiu subir os impostos aos mais ricos.

O presidente russo, Vladimir Putin, concedeu a cidadania russa pelo trâmite de urgência em janeiro de 2013, após a qual ficou hospedado na cidade de Saransk, capital da república da Mordóvia, e participou de vários projetos televisivos e cinematográficos.

Embora unicamente visite a Rússia esporadicamente, o protagonista de filmes como "Asterix e Obelix" aproveita qualquer ocasião para expressar sua admiração por Putin.

O ator também foi acusado então pela Geórgia de violar a legislação nacional ao visitar a região separatista georgiana da Abkhazia (Mar Negro), cuja independência foi reconhecida pelo Kremlin.

Veja as principais notícias de 28/07 no Brasil e no mundo:
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade