PUBLICIDADE

Europa

Ucrânia pede ajuda internacional para eleição presidencial

O país diz estar disposto a participar de novas negociações em Genebra se Moscou apoiar as eleições marcadas para 25 de maio

6 mai 2014 - 12h17
(atualizado às 12h18)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Ministro das Rela&ccedil;&otilde;es Exteriores da Ucr&acirc;nia,&nbsp;Andriy Deshchytsia, participa de coletiva de imprensa ap&oacute;s&nbsp;reuni&atilde;o do Conselho Europeu,&nbsp;em Viena, em 6 de maio</p>
Ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Andriy Deshchytsia, participa de coletiva de imprensa após reunião do Conselho Europeu, em Viena, em 6 de maio
Foto: Reuters

A Ucrânia pediu nesta terça-feira ajuda internacional para a organização "livre e democrática" da eleição presidencial antecipada de 25 de maio, em um país abalado por uma profunda crise.

"Pedimos a todos os sócios o envio de observadores internacionais a Ucrânia para vigiar as eleições e para fazer todo o possível para eliminar as ameaças e as provocações externas apoiadas pela Rússia na Ucrânia", declarou em Viena o ministro ucraniano das Relações Exteriores, Andrei Deshchitsia.

Ao mesmo tempo, o presidente da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE), Didier Burkhalter, pediu um "cessar-fogo" na Ucrânia para a eleição presidencial.

Novas negociações

A Ucrânia está disposta a apoiar uma rodada de negociações em Genebra com o propósito de reduzir a crise política com a Rússia, com a condição de que Moscou apoie as eleições presidenciais marcadas para 25 de maio, disse o chanceler em exercício da Ucrânia, Andriy Deshchytsia, nesta segunda-feira.

"Se a Rússia estiver pronta para se comprometer em apoiar essas eleições, eliminar essa ameaça e o apoio a elementos extremistas na Ucrânia, nós estamos prontos para uma rodada de reuniões", disse Deshchytsia em uma coletiva de imprensa após um encontro do Conselho da Europa em Viena para discutir a crise na Ucrânia.

Deshchytsia disse que o governo poderia apoiar outra rodada de negociações em Genebra se todos as partes concordarem em implementar todos os documentos eventualmente acordados em tais reuniões. "Mas a prioridade para a Ucrânia é conduzir as eleições presidenciais."

O chanceler russo, Sergei Lavrov, declarou mais cedo em Viena que seria "incomum" conduzir uma eleição presidencial na Ucrânia enquanto o governo mobiliza o Exército contra partes de sua própria população.

Lavrov disse que os grupos de oposição na Ucrânia teriam que participar de qualquer rodada de negociações.

Com informações da AFP e Reuters.

Ucrânia x Rússia: compare o poder bélico dos dois países Ucrânia x Rússia: compare o poder bélico dos dois países

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade