PUBLICIDADE

Europa

Ucrânia: Parlamento destitui presidente e convoca eleições para maio

Viktor Yanukovich deixou Kiev após assinar acordo com a oposição e foi acusado de abandonar suas funções constitucionais; população comemorou

22 fev 2014 - 12h30
(atualizado às 16h52)
Compartilhar
Exibir comentários
Ucranianos comemoram decisão do Parlamento, que acusou presidente de "abandono de funções"
Ucranianos comemoram decisão do Parlamento, que acusou presidente de "abandono de funções"
Foto: AFP

A Rada Suprema (Parlamento ucraniano) destituiu hoje o presidente do país, Viktor Yanukovich, por "abandono de suas funções constitucionais", e convocou eleições presidenciais antecipadas para o dia 25 de maio. O anúncia chega no ápice de uma semana de intensos protestos no coração de Kiev, cerne do confronto entre os opositores pró-Europa e as força de segurança governistas pró-Rússia.

Mais cedo,  durante entrevista ao canal de televisão UBR, Yanukovich disse que os eventos recentes no país são um golpe de Estado e anunciou que não renunciará "Os eventos que o nosso país e todo o mundo viram são um exemplo de golpe de Estado. Tentam me amedrontar para que apresente voluntariamente minha renúncia. Mas não tenho intenção de renunciar", disse.

Yanukovich qualificou o que ocorre como "uma repetição do nazismo, quando nos anos 30 na Alemanha e Áustria os nazistas chegaram ao poder". "Adotamos duas leis sobre anistia, demos todos os passos que estabilizariam a situação política no país. Mas passou o que se passou", disse.

O líder ucraniano, que reconheceu ter deixado ontem à noite Kiev para ir para a cidade de Kharkiv, acrescentou que faz todo o possível "para que no país não haja um derramamento de sangue". "Me estão informando que existem pessoas que estão sendo perseguidas. Eu faço todo o possível para defender o povo, para que possa comparecer ao trabalhos e às escolas, e para deter o derramamento de sangue", afirmou.

<p>Ativistas se reuniram nos arredores do Parlamento em Kiev para comemorar novas eleições na Ucrânia</p>
Ativistas se reuniram nos arredores do Parlamento em Kiev para comemorar novas eleições na Ucrânia
Foto: AFP

O presidente ressaltou que não tem intenção de abandonar a Ucrânia e que não assinará nenhuma das decisões ilegais aprovadas nas últimas horas pela Rada Suprema (Parlamento), controlada agora pela oposição pois vários deputados do governante Partido das Regiões deixaram a legenda.

A Rada assumiu hoje a coordenação dos trabalhos do governo, nomeou um novo presidente da Câmara, designou um novo ministro do Interior interino e aprovou uma lei que permitirá a libertação da ex-primeira-ministra e líder opositora Yulia Tymoshenko.

Segundo números oficiais, pelo menos 80 pessoas morreram nesta semana nos violentos distúrbios que explodiram na capital ucraniana após três meses de protestos antigovernamentais.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade