PUBLICIDADE

Europa

Ucrânia: operação "antiterrorista" continua apesar de acordo

Operação ao leste do país continua; acordo feito em Genebra estabelece fim de ocupação de prédios e desarmamento de grupos ilegais

18 abr 2014 - 10h35
(atualizado às 10h39)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Reuters

Unidade militar comandada pela Ucrânia continuará no leste do país para lidar com os separatistas pró-russos, apesar do acordo fechado em Genebra, disseram autoridades de segurança nesta sexta-feira.

"A operação antiterrorista ainda está em curso e ela vai continuar dependendo de quanto tempo os terroristas vão permanecer em nosso país", afirmou Marina Ostapenko, porta-voz do Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU), a jornalistas.

O acordo de Genebra, acertado por Estados Unidos, Rússia, Ucrânia e União Europeia, exigirá que todos os grupos armados ilegais se desarmem.

A declaração também estabeleceu o fim da ocupação ilegal de edifícios públicos, ruas e praças, e deu um papel de liderança para supervisionar o acordo para monitores da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa.

Entenda a crise na Ucrânia Entenda a crise na Ucrânia

A Ucrânia anunciou uma operação apoiada pelos militares na semana passada para expulsar os rebeldes pró-russos que tomaram edifícios do Estado, incluindo delegacias de polícia na região de Donbass.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade