PUBLICIDADE

Europa

Ucrânia: Obama diz a Putin para pressionar grupos pró-Rússia

15 abr 2014 - 00h31
(atualizado às 00h41)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, exortou na segunda-feira seu colega russo, Vladimir Putin, a pressionar os grupos pró-Rússia na Ucrânia a depor as armas, em meio à escalada na região. De acordo com a Casa Branca, "o presidente manifestou sua profunda preocupação em relação ao apoio do governo russo às ações dos separatistas armados pró-Moscou que ameaçam infringir e desestabilizar o governo da Ucrânia".

Em um telefonema, Obama "enfatizou que todas as forças irregulares no país (Ucrânia) devem depor as armas, e exortou o presidente Putin a utilizar sua influência com os grupos armados pró-Rússia para convencê-los a abandonar os prédios que ocuparam", informou a Casa Branca.

Obama considerou ainda que "o isolamento crescente da Rússia na cena política e econômica é resultado de suas ações na Ucrânia e ressaltou que o custo que a Rússia já sofre certamente aumentará se continuar" por esse caminho.

Mais cedo, o Kremlin declarou que, "em resposta às preocupações manifestadas pelo presidente americano a respeito da suposta ingerência russa no sudeste da Ucrânia, o presidente russo enfatizou que essas especulações se baseiam em informações infundadas".

Uma reunião entre Rússia, Estados Unidos, Ucrânia e a União Europeia vai acontecer em Genebra, na próxima quinta-feira.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade