PUBLICIDADE

Europa

Ucrânia: nº de mortos em confrontos nessa terça sobe para 25

19 fev 2014 - 03h57
(atualizado às 05h29)
Compartilhar
Exibir comentários

O número de mortos durante os violentos confrontos entre policiais e manifestantes nessa terça-feira subiu para 25, de acordo com um comunicado do Ministério da Saúde divulgado nesta quarta-feira. Pelo menos 241 pessoas foram hospitalizadas.

A atualização de vítimas foi postada no site do Ministério, sem, no entanto, especificar a quantidade de civis e policiais entre os 25. Entre os mortos se encontra um jornalista, que morreu após ser baleado por um grupo de mascarados que pararam seu táxi, de acordo com o jornal para o qual ele trabalhava, o Ukrainian Vesti.

Já no início da madrugada desta quarta-feira, o presidente Viktot Yanukovytch afirmou em comunicado ao país que a oposição ucraniana "ultrapassou os limites" em sua tentativa de chegar ao poder pelas ruas, e que os culpados serão julgados.

O presidente acusou os opositores de "tentativa de tomada do poder", de maneira anticonstitucional. "Os líderes da oposição negligenciaram o princípio da democracia, segundo o qual se chega ao poder após as eleições, e não pelas ruas (...) Eles ultrapassaram os limites, apelando ao povo que tome as armas", declarou o Yanukovytch. "É uma violação gritante da lei, e os culpados vão comparecer perante a Justiça", completou.

O presidente condenou os líderes opositores por terem convocado "os radicais no Maidan para uma luta armada", inclusive antes que se iniciasse a sessão parlamentar desta terça, na qual "se poderia promulgar leis que mudariam a Ucrânia".

"Bloquearam o Parlamento (...) e exigiram todo o poder para a oposição de maneira imediata", continuou. "Sem contar com um mandato popular, os que se dizem políticos tentaram tomar o poder, violando a Constituição, tendo como resultado violência e assassinatos", ressaltou, referindo-se às vítimas letais dos confrontos de terça-feira.

Com informações da EFE

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade