PUBLICIDADE

Europa

Ucrânia: helicóptero militar é derrubado e 9 soldados morrem

Rebeldes pró-russos seriam autores do ataque

24 jun 2014 - 12h55
(atualizado às 13h54)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Mulheres se aproximam&nbsp;de um ponto de fronteira perto da cidade de Kramatorsk, regi&atilde;o de Donetsk, no leste da Ucr&acirc;nia, nesta ter&ccedil;a-feira, 24 de junho</p>
Mulheres se aproximam de um ponto de fronteira perto da cidade de Kramatorsk, região de Donetsk, no leste da Ucrânia, nesta terça-feira, 24 de junho
Foto: AP

Nove soldados ucranianos morreram nesta terça-feira no leste do país, quando rebeldes pró-russos derrubaram o helicóptero no qual viajavam, declarou à AFP um porta-voz do Exército.

"Nove pessoas estavam a bordo do helicóptero Mi-8. Segundo as primeiras informações, todos que estavam a bordo morreram", escreveu Vladyslav Seleznyov, um porta-voz da Defesa, em mensagem postada no Facebook.

Segundo Selezniov, um sistema de defesa antiaérea portátil foi empregado no ataque, que aconteceu perto do monte Karachun, durante a decolagem da aeronave.

O ataque acontece um dia depois que o líder dos insurgentes concordou com um cessar-fogo temporário, que se estenderia até sexta-feira, 27 de junho.

O líder da autoproclamada república popular de Donetsk, Aleksandr Borodai, denunciou o descumprimento da trégua entre os insurgentes e as autoridades por parte de Kiev.

"Kiev não cessou a guerra. Hoje começaram a metralhar (as cidades de) Slaviansk e Snezhni. Também, começaram os combates no aeroporto de Donetsk. Temos mortos e feridos", disse Borodai, segundo a agência Interfax.

A trégua foi estipulada na segunda-feira na cidade de Donetsk, nas primeiras conversas entre representantes do governo de Kiev e os líderes dos rebeldes pró-Rússia desde que explodiram os enfrentamentos armados há quase dois meses.

Com informações da AFP e EFE.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade