PUBLICIDADE

Europa

Ucrânia: EUA dão prazo de dias para implementação de acordo

Estados Unidos e a União Europeia estenderam a ameaça de novas sanções à Rússia se o país não implementar o acordo de Genebra; por enquanto, os russos não cumpriram sua parte no acordo internacional

23 abr 2014 - 20h36
Compartilhar
Exibir comentários
<p><span style="color: rgb(51, 51, 44); font-family: opensans; font-size: 14px; font-weight: 600; line-height: 19.600000381469727px; text-align: right;">Joe Biden (à dir.) foi recebido pelo primeiro-ministro interino da Ucrânia, Oleksander Turchinov</span></p>
Joe Biden (à dir.) foi recebido pelo primeiro-ministro interino da Ucrânia, Oleksander Turchinov
Foto: AP

A Rússia não cumpriu a sua parte no acordo internacional para aliviar a tensão na Ucrânia, e os Estados Unidos só vão esperar mais alguns "dias" para que o pacto seja implementado, disse uma autoridade sênior norte-americana nesta quarta-feira.

"A Rússia não tomou as medidas que precisa tomar" no âmbito do acordo alcançado em Genebra, na semana passada, disse o embaixador dos EUA na Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), Daniel Baer.

Sob o acordo, a União Europeia, a Rússia, a Ucrânia e os EUA concordaram que os grupos armados ilegais na Ucrânia recuariam em um processo a ser supervisionado pela OSCE, uma organização voltada para a segurança da Europa.

Mas assim que o acordo foi assinado, ambos os lados começaram a trocar acusações mútuas sobre o não cumprimento dos compromissos assumidos, enquanto os rebeldes pró-Moscou desmentiram a promessa de desocupar edifícios.

Baer disse que a solução era a Rússia agir.

"Se (o acordo) fracassar, será porque a Rússia não conseguiu conter as suas ações negativas e destrutivas e se mover para um caminho construtivo", disse ele em um evento de Bruxelas organizado pelo instituto alemão Fundo German Marshall.

Entenda a crise na Ucrânia Entenda a crise na Ucrânia

Questionado sobre quanto tempo os EUA vão esperar até que o acordo de Genebra seja implementado, Baer não quis dar um prazo a repórteres em um evento separado, mas disse que "estamos falando aqui de dias".

Os EUA e a União Europeia estenderam a ameaça de novas sanções à Rússia se o país não implementar o acordo de Genebra.O chanceler russo, Sergei Lavrov, acusou anteriormente os EUA de estar por trás da agitação política na Ucrânia e disse que Moscou iria reagir se os seus interesses fossem atacados.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade