PUBLICIDADE

Europa

Ucrânia está "preparada para guerra total", diz presidente

Poroshenko ressaltou que o país tem implementado regras do acordo de paz, mas disse que a Rússia "promete uma coisa e faz exatamente o oposto no dia seguinte"

16 nov 2014 - 15h42
(atualizado às 15h46)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>&quot;Eu n&atilde;o tenho medo de uma guerra com as tropas russas&quot;, diz Petro Poroshenko, presidente da Ucr&acirc;nia</p>
"Eu não tenho medo de uma guerra com as tropas russas", diz Petro Poroshenko, presidente da Ucrânia
Foto: Radovan Stoklasa / Reuters

O presidente ucraniano, Petro Poroshenko, declarou que seu país está "preparado para um cenário de guerra total", mas disse que preferia uma solução pacífica para o conflito, em entrevista ao jornal alemão Bild a ser publicada na segunda-feira.

"A Ucrânia tem implementado tudo o que foi falado sobre o acordo de paz, estamos preparados para os compromissos e acreditamos que o conflito não pode ser resolvido militarmente. A Rússia, ao contrário, promete uma coisa e faz exatamente o oposto no dia seguinte", denunciou o presidente ucraniano, de acordo com um trecho de sua entrevista divulgada com antecedência neste domingo.

"Nós não queremos guerra, queremos paz e lutaremos pelos valores europeus. Mas a Rússia não respeita qualquer acordo", ressaltou.

"Eu não tenho medo de uma guerra com as tropas russas e estamos preparados para um cenário de guerra total", respondeu quando o questionado sobre uma possível guerra com a Rússia.

"Nosso exército está agora em melhores condições do que há cinco meses e recebemos o apoio do mundo inteiro", disse Poroshenko, acrescentando: "Não há nada que desejemos mais do que a paz, mas infelizmente ainda temos de enfrentar o pior cenário".

Kiev denuncia há mais de uma semana a entrada em massa no leste do país de tanques e tropas russas, uma afirmação confirmada pela Otan, mas negada veementemente por Moscou.

O conflito entre as forças do governo e os separatistas pró-russos já fez mais de 4.000 mortos desde meados de abril. Um acordo de cessar-fogo foi assinado em setembro, mas tem sido constantemente violado.

Sobre a escalada militar, a ONU disse recentemente temer "um retorno a uma guerra".

Ucrânia x Rússia: compare o poder bélico dos dois países Ucrânia x Rússia: compare o poder bélico dos dois países

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade