PUBLICIDADE

Europa

Ucrânia está à beira de uma guerra civil, diz premiê russo

15 abr 2014 - 12h24
(atualizado às 13h33)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Primeiro-ministro russo, Dmitry Medvedev da Rússia preside uma reunião com vice-premier Arkady Dvorkovich (segundo a direita), em Moscou, em 14 de abril</p>
Primeiro-ministro russo, Dmitry Medvedev da Rússia preside uma reunião com vice-premier Arkady Dvorkovich (segundo a direita), em Moscou, em 14 de abril
Foto: Reuters

O primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, declarou nesta terça-feira que a Ucrânia "está à beira da guerra civil", no momento em que as autoridades de Kiev enviaram suas forças armadas para o leste do país para deter os separatistas pró-russos.

"Serei breve: a Ucrânia está à beira de guerra civil, isso é aterrorizante", declarou, citado pelas agências de notícias russas, durante uma coletiva de imprensa.

A declaração ocorre enquanto Kiev disse que lançou uma "operação antiterrorista" contra os separatistas pró-Moscou, com tropas e veículos blindados posicionados em uma cidade do leste.

Vinte e quatro horas depois de expirar um ultimato ucraniano para os rebeldes entregarem as armas, testemunhas ainda não tinham visto sinais de que as forças de Kiev estavam prestes a invadir prédios públicos no leste ocupados por militantes armados pró-Rússia.

O presidente interino da Ucrânia, Oleksander Turchinov, afirmou que a operação havia começado na região de Donetsk.

O primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, fez uma avaliação sombria depois que ao menos duas pessoas morreram no domingo, quando Kiev tentou sem sucesso recuperar o controle da cidade de Slaviansk, a cerca de 150 quilômetros da fronteira russa.

Turchinov disse que a ofensiva, que ele anunciou pela primeira vez no domingo, estava finalmente a caminho.

"A operação antiterrorista começou durante a noite, no norte da região de Donetsk, mas será realizada em etapas, de forma responsável, de uma forma considerada. Eu saliento mais uma vez: o objetivo dessas operações é defender os cidadãos da Ucrânia", disse ele ao Parlamento.

Ao menos 15 veículos blindados exibindo bandeiras ucranianas estavam estacionados a 50 quilômetros ao norte de Slaviansk, disseram testemunhas.

Tropas ucranianas vestindo roupas camufladas e armadas com armas automáticas e lança-granadas estavam estacionadas nas proximidades, com um helicóptero e vários ônibus com pessoas do Ministério da Justiça.

Em Slaviansk, onde separatistas tomaram a sede da polícia e do serviço de segurança do Estado, um correspondente da Reuters não ouviu disparos ou explosões.

"A noite passou rapidamente, graças a Deus. Houve muitos boatos de violência, mas tem sido bastante tranquilo aqui. Estamos no controle", disse um civil nas barricadas de fora da delegacia, que se identificou como Rustam.

Em Kiev, um candidato pró-Rússia radical na disputa das eleições presidenciais da Ucrânia programadas para o próximo mês foi espancado por uma multidão enfurecida.

Diversos prédios públicos de cidades do leste do país foram tomados, nos últimos dias, por milícias pró-russas, gerando um aumento das tensões no país.

Com informações da AFP e Reuters.

Entenda a crise na Ucrânia Entenda a crise na Ucrânia

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade